quinta-feira, 24 de abril de 2014

O ÉFODE


ÉFODE, אפודEsta peça de adorno era usada tanto pelos leigos como pelo sumo sacerdote. O éfode sagrado, o que era feito para o sumo sacerdote, diferia dos outros, por ser fabricado de algodão, que era colorido com carmesim, púrpura, e azul, e por ser ornamentado com ouro. No tempo de Josefo, era um cúbito do maior tamanho de extensão, e era guarnecido com mangas. O éfode do sumo sacerdote tinha um botão muito rico sob cada ombro, feito de uma grande pedra ônix engastada em ouro. Esta pedra era tão grande que os nomes das doze tribos de Israel eram esculpidas, seis em cada pedra, Êx 28.9-12. A palavra shoham, que traduzimos ônix, é traduzida, pela Septuaginta, smaragdos, uma esmeralda; mas como não temos nenhum conhecimento preciso disto, ou de qualquer das doze pedras do peitoral, podemos seguramente estar satisfeitos com nossa tradução como com qualquer outra. Do éfode fazia parte um curioso cinto, do mesmo tecido suntuoso que o próprio éfode. Diz-se que o cinto ficava sobre o éfode, Êx 28.8; isto é, entrelaçado com o éfode, como Maimônides entende; e, tornando visível de cada lado do éfode, era trazido sob os braços como uma faixa, e atado sobre o peito. Samuel, ainda que levita somente, e um menino, usava um éfode de linho, 1Sm 2.18. E Davi, na cerimônia de transferir a arca da casa de Obede-Edom para Jerusalém, estava cingido de um éfode de linho, 2Sm 6.14. Geralmente não era permitido que os levitas usassem o éfode; mas no tempo de Agripa, como somos informados por Josefo, pouco antes da tomada de Jerusalém pelos romanos, eles obtiveram daquele príncipe permissão para usar a estola de linho, assim como os sacerdotes. Spencer e Cunaeus são da opinião de que os reis judeus tinham direito de usar o éfode, porque Davi, vindo de Ziclague, e descobrindo que os amalequitas tinham saqueado a cidade, e arrebatado sua mulher e as do povo, ordenou a Abiatar, o sumo sacerdote, que trouxesse a ele o éfode, que sendo feito, Davi quis saber do Senhor, dizendo, “Perseguirei eu a esta tropa?” 1Sm 30.8. Daí eles inferem que Davi consultava Deus por urim e tumim, e conseqüentemente vestia o éfode. Mas é provável que o texto somente significa que ele ordenou que o sacerdote fizesse o que é tido que ele mesmo fez. O éfode de Gideão é notável por ter ocasionado um novo tipo de idolatria entre os israelitas, Jz 8.27. No que este consistia é questão de disputa entre os eruditos. Alguns autores são da opinião de que este éfode, como ele é chamado, era um ídolo; outros, que era somente um troféu em memória da marcante vitória obtida por Gideão, e que os israelitas prestaram uma espécie de adoração divina a ele; de modo que Gideão era a causa inocente da idolatria deles, da mesma forma que Moisés tinha sido por fazer a serpente de bronze, que posteriormente foi adorada.



Fonte: Dicionário Bíblico e Teológico Richard Watson

38 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado minha irmã !!! Fico feliz em ser útil ... Deus abençoe !!!

      Excluir
  2. Muito bom mesmo, valeu!

    ResponderExcluir
  3. Que bênção esse estudo! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Esse comentario foi de uma suma importancia pra quem se coloca sobre a palavra é um preenchimento pra uma ministração.muito obrigado pelo comentario que DEUS continue te iluminando a sua mente.

    ResponderExcluir
  5. Bem explicado,Não acho que Gedeão tinha intenção da idolatria Mas a desculpa do povo para pecar era propícia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Acredito que Gideão nunca teve a intenção de promover a idolatria, mas o povo quando quer pecar, sempre arruma um jeito.

      Excluir
  6. Oh Glórias pastor, professor, Deus o abençoe muito

    ResponderExcluir
  7. AGRADEÇO a explicação.que Deus continue abençoando

    ResponderExcluir
  8. Tirou minhas duvidas Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Paz e graça da parte de nosso Deus

    Archie

    ResponderExcluir
  10. A paz 3 para todos,bem como eu estou retornando novamente a fazer , alguns estudos fiquei muito . Curioso afim de aprimorar mais o conhecimento das passagens bíblicas, inclusive a de Gedeão foi maravilhoso aprender mais !

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito.tirou todas as minha duvidas

    ResponderExcluir
  12. Pastor vem pregar na minha igreja!!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor !!! Será uma honra...Me chama no Whatsapp 11-941500265

      Excluir
  13. Tinha dúvidas sobre e Efode se era vestuário ou objeto.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada. Gostei da explicação do éfode.

    ResponderExcluir
  15. A paz do Senhor Jesus uma Benção a explicação.
    O importante de toda essa explicação é entender que Davi pediu o efode pra consultar a Deus.
    Davi muito inteligente e estratégico sempre consultada o Senhor antes de ir pra Guerra.
    Ótima explicação pastor.

    ResponderExcluir
  16. Ola pr gostaria que me tirasse uma dúvida , nos dias de hoje na nova aliança efóde era um intercilio para busca a presença. Como Davi fez nós dias de hoje e válido na nova aliança ??

    ResponderExcluir
  17. PASTOR, GOSTARIA DE SABER SE O ÉFODE ERA PARA SER USADO EM OCASIÕES ESPECÍFICAS.

    ResponderExcluir
  18. Muito esclarecedora a explicação do senhor. Serve inclusive como fonte de consulta e de aprendizado. Até a figura é mais completa do que outras já vista. PARABÉNS e obrigado pela explicação Pr Israel Forte, filho do Deus Forte. 😄😄

    ResponderExcluir
  19. Me esclareceu muito esta explicação

    ResponderExcluir
  20. Estou estudando as sagradas escrituras, e muito importante os comentários de quem tem entendimento sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom me ajudou bastante

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: