quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A glória da segunda casa !!!!!



Nos anos do reinado do Davi, o mesmo sentiu no coração a necessidade de edificar uma casa ao Senhor, onde a Arca do Concerto pudesse ser depositada, porém o próprio Deus o proibiu pois o reinado de Davi fora muito violento, sua espada estava cheia de sangue . Deus então determinou que não Davi, mas seu filho, o próximo rei de Israel, eregiria um templo ao Senhor Deus. Seguindo os projetos que estavam no coração de Davi, Salomão o novo rei, construiu um templo ao Senhor. O Templo de Salomão (no hebraico בית המקדש, beit hamiqdash), foi o primeiro Templo em Jerusalém, construído no século XI a.C., e funcionou como um local de culto religioso judaico central para a adoração a YHWH, o Deus de Israel, e onde se ofereciam os sacrifícios conhecidos como korbanot.

Davi juntou 100.000 talentos de ouro, 1.000.000 de talentos de prata, e cobre e ferro em grande quantidade, além de contribuir com 3.000 talentos de ouro e 7.000 talentos de prata, da sua fortuna pessoal. Recebeu também como contribuições dos príncipes, ouro no valor de 5.000 talentos, 10.000 daricos e prata no valor de 10.000 talentos, bem como muito ferro e cobre. (1 Crónicas 22:14; 29:3-7). Salomão não gastou toda essa quantia na construção, depositando o excedente no tesouro do Templo (1 Reis 7:51; 2 Crónicas 5:1).

O trabalho prosseguiu por sete anos. (1 Reis 6:37, 38) Em troca de trigo, cevada, azeite e vinho, Hirão, o rei de Tiro, forneceu madeira do Líbano e operários especializados em madeira e em pedra. Ao organizar o trabalho, Salomão convocou 30.000 homens de Israel, enviando-os ao Líbano em equipas de 10.000 a cada mês. Convocou 70.000 dentre os habitantes do país que não eram israelitas, para trabalharem como carregadores, e 80.000 como cortadores (1 Reis 5:15; 9:20, 21; 2 Crónicas 2:2). Como responsáveis pelo serviço, Salomão nomeou 550 homens e, ao que parece, 3.300 como ajudantes. (1 Reis 5:16; 9:22, 23). Fisicamente o templo era esplêndido.

A inauguração do Templo foi divinamente espetacular, no capitulo 6 de II Crônicas Salomão ora a Deus dedicando aquele local ao Senhor, e no capítulo 7 o Senhor Deus responde enviando fogo do céu consumindo os holocaustos e sacrifícios que estavam no altar e diz o relato bíblico que a GLÓRIA DO SENHOR encheu a casa! Os sacerdotes não conseguiam entrar no templo por causa da glória do Senhor naquele lugar!!!! Aleluia!!!
Porém com o passar do tempo o povo de Israel e Judá se apostataram atraindo para si conseqüencias terríveis, dentre elas o Cativeiro Babilônico e a destruição do Templo por Nabucodonosor em 586 a.C.
Os judeus viveram durante 70 anos longe de suas terras, em meio a um povo idólatra, que tinham costumes completamente diferentes, e que não reconheciam a Soberania do Deus de Israel.
Após 70 anos o período de cativeiro "em Babilónia" terminou, no primeiro ano de reinado de Ciro II (538 a.C./537 a.C.), após a conquista da cidade de Babilonia (539 a.C.).
Em consequência do Decreto do imperador Ciro, os judeus exilados foram autorizados a regressar à terra de Judá, em particular a Jerusalém, para reconstruir o Templo.

Esdras, o escriba, Josué, o sacerdote, Zorobabel e o restante do povo vieram com o propósito de reconstruir o templo que havia sido destruído por Nabucodonossor e seus súditos.

O trabalho começou a todo vapor, mas com o passar do tempo as pessoas que ali estavam foram se desanimando e deixando de realizar a obra da recanstrução. Deus então levanta Ageu que profetiza conclamando o povo à voltarem a reconstruir o templo do Senhor e profetizou: "A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos."

Todos questionaram aquela profecia pois o povo não dispunha nem de 10% do valor que Salomão investiu na sua época, mas Deus é Deus e quando ele fala a sua palavra se cumpre.

No ano 1 d.C. Herodes, o grande, decide restaurar o templo, gastou uma enorme fortuna em ouro e prata, não para a glória de Deus, mas sim para a sua glória. O templo ficou lindo, luxuoso, maravilhoso, mas não ainda não tinha a glória prometida.

Aproximadamente 568 anos após a profecia de Ageu, Jesus entra em Jerusalém, montado num jumentinho, sendo recebido pelo povo com ramos e folhas, e ouvia-se o brado: 'Hosana, glória a Deus nas alturas !!!! "

Jesus entra em Jerusalém, vai até o templo, explusa os cambistas do templo e diz a minha casa será chamada casa de oração !!! A profecia de Ageu estava se cumprindo naquele momento, não aconteceu como nos dias de Salomão, o fogo do céu não caiu, os sacerdotes não cairam, o povo não viu nenhum show pirotécnico mas O REI DA GLÓRIA ESTAVA DENTRO DO TEMPLO!!!!! e a glória daquela casa foi muito, mais muito maior que a glória da primeira casa ...

QUEM É MAIS IMPORTANTE, A GLÓRIA DO SENHOR OU O SENHOR DA GLÓRIA ????

ALELUIA, DEUS É FIEL !!!!!!

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor Pr. desculpe não ter vindoantes visitar seu blog, pois o meu fazia tempo q não fazia uma visita e só vi hoje o seu recadinho.Mas estou aqui...rsrs e sempre q possivel estari aqui edificandoa minah vida com os ensinamentos q tem dado. Amei o blog, e oro para q cada vez mais pessoas entre e conheçam a palavvra verdadeira de Jesus Cristo.
    forte abraço, Jesus te abençoe muito
    Vivi Morais

    ResponderExcluir
  2. A Paz
    Muito bom seu blog...
    É isso ai, temos que pregar a palavra de Deus nos quatro cantos da terra.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: